Motores de passo híbridos e os Sistemas de Controle Híbrido αSTEP
Todos os motores convertem energia elétrica, volts e amperes, em energia mecânica, torque e velocidade. A característica exclusiva dos motores de passo é que podem ser controlados com grande precisão em termos de velocidade e ângulo de rotação. Motores de passo são motores CC sem escovas, dessa maneira, exigem um acionador eletrônico para comutar os enrolamentos. Para controlar a rotação, pulsos elétricos são enviados para o acionador e o motor gira um passo para cada pulso. A excelente estabilidade do motor resulta em um circuito de controle simples, uma vez que o motor pode ser operado em circuito aberto e não é necessário feedback.
Existem três tipos de motores de passo; de relutância variável, de ímã permanente e motores de passo híbridos. Este artigo tem foco em motores de passo híbridos e no Sistema de Controle Híbrido AlphaStep da Oriental Motor para motores de passo.
O que é um Motor de Passo Híbrido?
Um motor de passo híbrido é uma combinação dos tipos de motor de relutância variável e de ímã permanente. O rotor de um motor de passo híbrido é magnetizado axialmente como um motor de passo de ímã permanente, e o estator é energizado eletromagneticamente como um motor de passo de relutância variável. O estator e o rotor são multidentados.
Um motor de passo híbrido possui um rotor magnetizado axialmente, indicando que uma extremidade é magnetizada como polo norte e a outra como polo sul. Peças de polo dentadas do rotor são colocadas em cada extremidade do rotor e as peças são deslocadas por meio passo de dente.
Comparação entre tipos de motor de passo
Comparação entre tipos de motor de passo
Vantagens / Tipos de motor de passo |
Imã permanente |
Relutância variável |
Híbrido |
Ângulo de passo |
7,5° ou maior |
1,8° ou menor |
1,8° ou menor |
Torque de saída |
Moderado |
Baixo |
Alto |
Torque de manutenção |
Sim |
Não |
Sim |
Taxa / Velocidade de pulso |
Baixa |
Alta |
Alta |
Aceleração / Resposta |
Lenta |
Rápida |
Rápida |
Ruído |
Silencioso |
Ruidoso |
Silencioso |
Micropasso |
Sim |
Não |
Sim |
Design |
Simples |
Moderado |
Complexo |
Sistemas de Controle Híbridos
O Sistema de Controle Híbrido AlphaStep da Oriental Motor é um pacote de motor de passo híbrido e acionador que oferece resposta e confiabilidade melhoradas. O AlphaStep possui um sistema de controle exclusivo que combina os benefícios do "controle de circuito aberto" e do "controle de circuito fechado".
Com o sistema de controle AlphaStep a posição do motor é sempre monitorada e o acionador comuta automaticamente entre os dois tipos de controle dependendo da situação. Em circunstâncias normais, a operação do motor é monitorada e o controle é aplicado utilizando circuito aberto como um motor de passo comum. Ao ocorrer um erro entre o comando e a posição do motor devido a uma carga ou similar, o sistema imediatamente comuta para controle de circuito fechado como um servomotor. Isso corrige a posição e a velocidade, mantendo a operação desejada. A combinação desses dois métodos de controle garante alta confiabilidade e desempenho.
O Sistema de Controle Híbrido AlphaStep está disponível em motores de passo AlphaStep padrão e motoredutores, Atuadores Giratórios AlphaStep, Trilhos e Cilindros Lineares AlphaStep, e Atuadores Lineares Compactos AlphaStep.
Opera normalmente em controle de circuito aberto para a mesma facilidade de uso de um motor de passo
Alta resposta
Utilizando a alta responsividade do motor de passo, é possível mover uma curta distância em um breve período. Os motores podem executar comandos sem atrasos.
Mantendo a Posição de Parada sem oscilação
Durante o posicionamento, o motor para com sua própria força de travamento sem oscilação. Por causa disso, ele é ideal para aplicações em que a baixa rigidez do mecanismo exige a ausência de vibração durante a interrupção.
Livre de ajustes
Como é normalmente operado com controle de circuito aberto, o posicionamento ainda é possível sem ajuste de ganho, mesmo quando a carga flutuar devido ao uso de um mecanismo de correias, acionamento por corrente ou came etc.
Comuta para controle de circuito fechado durante sobrecarga para operação mais confiável como um servomotor
Continua a operar mesmo com uma flutuação de carga e aceleração repentinas
Opera em sincronia com comandos utilizando controle de circuito aberto durante condições normais. Em uma condição de sobrecarga, ele troca imediatamente para controle de circuito fechado para corrigir a posição.
Saída do sinal de alarme no caso de anormalidade
Se uma sobrecarga for aplicada continuamente, é enviado um sinal de alarme. Quando o posicionamento está completo, é enviado um sinal de END. Isso garante o mesmo nível de confiabilidade de um servomotor.